Pedagogia
A alfabetização e o letramento devem ser inseridos na educação infantil, mesmo que o educando não a faça de uma maneira convencional, mas fazer que ele tenha um contato com a escrita formal e leitura familiariza a criança nesse contexto social. 2. Qual a justificativa apontada pela autora para que não ocorresse relação da leitura com a escrita pelas crianças antes da escola regular?
Um tempo atrás se determinava que a criança só teria contato com a alfabetização com as letras quando inicia-se no primeiro ano do ensino fundamental, a criança era alfabetizada um tempo determinado pelos adultos.
3. Qual a contribuição de Emília Ferreiro apontada pela autora para a contribuição da mudança desta concepção de aprendizagem?
Emília Ferreiro criticava a determinação de idade e serie de escolaridade para que a criança fosse inserida na língua escrita, um contexto equivocado pois o educando já conviveu com a escrita antes mesmo de chegar ao ensino fundamental.
4. Como a autora justifica a segunda premissa e como ela explicita estas características que acaba por integrar letramento e alfabetização? A alfabetização e o letramento devem ser inseridos na educação infantil, a palavra letramento se tornaria desnecessária se fosse impor um sentido ampliado à palavra alfabetização, portanto nas atividades de introdução da criança ao sistema alfabético e suas convenções- alfabetização- quanto à praticas de uso social da leitura e escrita- letramento. 5. Qual a referencia e o uso teórico que a autora utiliza das formulações de Vygotsky?
As atividades comuns na educação infantil é o inicio da aprendizagem da língua escrita construindo a pré-história da linguagem escrita. A criança processa a conceitualização da escrita como um sistema de representação. 6. Qual o apontamento que a autora faz de Ferreiro e Teberosky para justificar a formulação de Vygotsky?
É o