pedagogia e pedagogo
Essa tradição de formação de professores no Brasil vem desde a década de 30, sob a influência dos “pioneiros da educação nova”.
O ensino da pedagogia é dirigido para crianças que estejam nas séries iniciais da escolarização obrigatória.
A pedagogia se ocupa de fato com a formação escolar de crianças com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar; é o campo do conhecimento, da teoria e da prática educativa e diversas outras práticas.
Existem vários métodos de se praticar educação; na família, no trabalho, na rua, e em todos os outros meio de comunicação, assim como na escola.
Educação compreende o conjunto dos processos influenciais, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano, na sua relação ativa com o meio social e natural, num determinado contexto de relações e classes sociais.
O curso de pedagogia apresenta conteúdos como teorias pedagógicas, psicologia, (educacional, desenvolvimento infantil, sociologia, papel da instituição escolar, papel da educação na dinâmica da sociedade) e praticas educacionais voltadas para o ensino de pessoas com necessidades especiais, também estuda o método de ensino das disciplinas básicas, estrutura e funcionamento do sistema educacional brasileiro, legislação educacional, entre outros temas.
O objetivo principal da pedagogia, é a aprendizagem através de reflexão, sistematização e produção de conhecimento; e quando pensamos em pedagogia temos a idéia de formação de professores. Pedagogia também é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa em sua totalidade e historicidade e ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.
Para o alemão Schimeid-Kowarzik (1983) que se refere a pedagogia como ciência da e para educação, e tem um caráter ao mesmo tempo explicativo, praxicologico, e normativo da realidade educativa, pois investiga os