PEDAGOGIA TRADICIONAL X OPRIMIDO
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: Essa Pedagogia Tradicional está ultrapassada, o contato com a obra de Paulo Freire nos fez repensar a nossa ação docente, numa prática pedagógica que fosse consciente e capaz de intervir no mundo, rompendo com a perpetuação do discurso do poder hegemônico e também você pode perceber que esse grande educador apresentou uma crítica devastadora aos fundamentos da pedagogia tradicional e, ao mesmo tempo, um princípio pedagógico novo.
PEDAGOGIA TRADICIONAL: Não vejo relevância nessa obra, a nossa pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades científicas, os conteúdos são repassados para o aluno com importantes valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida.
PEDAGODIGIA DO OPRIMIDO: Desculpe discordar, mas esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação, independente da experiência do aluno e das realidades sociais. Precisamos de um ensino baseado na própria realidade em que vivem os alunos, que seja baseado no diálogo como recurso principal, não apenas para aprender conteúdos, mas para despertar na pessoa a chamada consciência crítica.
PEDAGOGIA TRADICIONAL: Não acho que a consciência crítica seja importante para a educação brasileira, o que precisamos é de disciplina. O método dos professores, o conteúdo e a avaliação são importantíssimo nesse processo, a explanação oral é a base do compartilhamento de conhecimento, as aulas são preparadas de forma minuciosa, a explanação e a analise são feitas pelo professor no intuito de direcionar o aluno para onde se quer.
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: Concordo com você quando diz que a sua pedagogia "direciona o aluno para onde se quer", é exatamente isso que a pedagogia