Matéria: Tendências Pedagógicas - Curso Pós Graduação Docência em Enfermagem / Dia: 11/08/2012
Rosane Barreto Cardoso
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, um dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta. Seu conhecimento se reveste de especial importância para o professor que deseja construir sua prática.
Segundo Fusari e Ferraz:
"... a concepção de arte pode auxiliar na fundamentação de uma proposta de ensino e aprendizagem artísticos, estéticos, e atende a essa, mobilidade conceitual, é a que representa e do exprimir."
É a partir desses conhecimentos que podemos propor mudanças que propiciem o desenvolvimento do fazer, representar e exprimir. Por isso, o professor deve estar a par das teorias e tendências pedagógicas ao problematizar suas questões do cotidiano e ao pensar sua prática, sem contudo estar firmemente preso a uma delas. Deve, antes de tudo procurar o melhor de cada uma, seguindo uma aplicação cuidadosa que permita avaliar sua eficiência.
Segundo Pessi:
"Os fundamentos da Arte-Educação são os pensamentos construídos cotidianamente conforme as experiências vividas nas situações de ensino aprendizagem, são a teoria que sustenta nossa prática, são os princípios; os conhecimentos organizados que contribuem para - e porque não dizer, determinam - uma prática arte - educativa consciente e de qualidade."
Devemos ressaltar que as teorias são importantes, mas cabe ao professor construir sua prática embasada nelas, elas são elementos norteadores e não "receitas" prontas.
As tendências pedagógicas estão classificadas em Liberais e Progressistas:
TENDÊNCIAS LIBERAIS: Marcou a Educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza o preparo do