Pedagogia síntese
SÍNTESE DO TEXTO: “SOBRE A PEDAGOGIA” IMMANUEL KANT
a) Tema: No texto “Sobre a Pedagogia”, Kant discute importância da prática pedagógica na constituição do aspecto educacional, tanto quanto ético, social e moral das crianças.
b) Aspectos significativos e relevantes:
- Somente o homem necessita ser educado. Os animais requerem nutrição, mas não cuidados;
- O homem é fruto da educação que lhe é destinada. “(...) A educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações.” e cada uma dessas gerações estará sempre melhor preparada para guiar a humanidade ao seu destino.
- Há duas descobertas dificílimas na humanidade: a arte de governar e educar os homens, devendo esta ultima ser racionada; Kant diz que não se devem educar as crianças sobre o estado presente, mas sim sobre um estado melhor e possível no futuro. E a direção das escolas deveria depender da decisão de pessoas competentes e ilustradas.
- Na educação o homem deve: ser disciplinado, tornar-se culto, tornar-se prudente e cuidar da moralização; a qual aprendam a pensar e que na sabedoria venha a diminuir a maldade.
- Discute-se a educação privada e pública, referindo-se a esta ultima como o aperfeiçoamento da educação doméstica.
- A educação física consiste nos cuidados materiais prestados às crianças pelos responsáveis;
- Amamentação é muito importante à criança e à mãe, e depende da alimentação desta.
- Primeira educação é negativa: nada acrescenta à natureza, mas não restringe sua ação.
- Parte positiva da educação é a cultura, pela qual o homem se distingue do animal. Daí distinguiu-se a cultura escolástica, cuja função é um trabalho para a criança e a cultura livre cuja função é o divertimento.
- Deve-se “dar suporte” às crianças quando estas choram e desconfia-se que algo ocorreu, mas não quando estas o fazem por raiva. Quanto à obediência, é considerada importante na construção do caráter de uma criança e principalmente de um