Pedagogia não escolar
Cynthya Samara Sousa de Abreu.
Acadêmica do 8º período do curso Pedagogia da Faculdade da Amazônia.
cynthyaabreu@hotmail.com / cynthyapedagogia@gmail.com
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância da atuação do pedagogo nos mais diversos tipos de locais de trabalho, bem como conhecer como este educador desenvolve suas competências nesses espaços não escolares. Atualmente a formação do pedagogo lhe permite atuar em diversos ambientes de trabalho, além do espaço escolar. A educação está para além dos muros da escola: está na vida de cada um, no mundo real do individuo, depende do momento em que cada pessoa está vivendo, ou seja, ela pode, de fato, acontecer em qualquer lugar, em um ambiente intra ou extra classe, o que permite ao educador exercer sua função pedagógica com especificidade educativa nos mais diversos espaços existentes.A pedagogia é a ciência sobre a atividade transformadora da realidade educativa (Suchodolski, 1977).Uma das questões legais que fundamentam a ação do pedagogo nos mais diversos locais de trabalho constam nas Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia (2006), na qual o enfoque é, além da docência na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, o planejamento e execução de projetos e experiências em espaços não escolares.
Palavras chaves: pedagogo, espaços não escolares, ensino.
O mundo atual possui uma realidade que está aumentando cada vez mais, pois apresenta uma gama de problemas exteriores, políticos, econômicos e sociais, e cabe à educação buscar alternativas para a regressão dessas problemáticas, sendo necessário um trabalho de sensibilização não mais somente nas escolas, como em qualquer outro local além dela.
Atualmente a formação do pedagogo lhe permite atuar em diversos ambientes de trabalho, além do espaço escolar. As empresas, hospitais, penitenciárias, ONGS e até mesmo lojas estão