Pedagogia Medica
O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa
Pedagogia Médica
Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386 setembro/outubro O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa
383
Pedagogia
Médica
The Case Study as a Research Mode
Magda Maria Ventura1,2
Resumo
Abstract
O artigo apresenta o estudo de caso como modalidade de pesquisa, mostrando não ser uma tarefa fácil caracterizálo, tendo em vista principalmente suas diferentes abordagens e aplicações. Releva sua importância crescente como instrumento de pesquisa, apresentando suas origens, significados e seu delineamento como metodologia de investigação. Com o objetivo de mostrar sua aplicação, indica as vantagens e as limitações mais comuns encontradas e destaca o papel relevante do investigador que deverá ter cuidado com as generalizações e buscar sempre o rigor científico no tratamento da questão.
The paper presents the case study as a research mode, showing that its characterization is not an easy task, due mainly to its many different approaches and applications.
It highlights its increasing importance as a research tool, exploring its origins, meanings and delineation as an investigation methodology. In order to demonstrate its application, it indicates its most common advantages and constraints, stressing the important role played by the researcher, who must be careful about generalizations, striving constantly for scientific rigor in the treatment of the subject.
Palavras-chave: Estudo de caso, Modalidade de pesquisa,
Aplicação
Keywords: Case study, Research mode, Application
Introdução
Descrever e caracterizar estudos de caso não é uma tarefa fácil, pois eles são usados de modos diferentes, com abordagens quantitativas e qualitativas, não só na prática educacional, mas também como modalidade de pesquisa, com aplicação em muitos campos do conhecimento, principalmente na Medicina, Psicologia e em outras áreas da saúde, e também nas áreas