Normas da Faculdade para trabalhos seminario
CURSO: PEDAGOGIA
PATRICIA DE OLIVEIRA SANTOS WOLFGRAMM
CIRLEI DIAS FERREIRA DA SILVA
ROSANGELA CANDIDA PINTO
SELMA BIENOW GRUGER
MARIA CARIA
TEORIAS DA EDUCACAO I
Baixo Guandu – ES
2014
PATRICIA DE OLIVEIRA SANTOS WOLFGRAMM
CIRLEI DIAS FERREIRA DA SILVA
ROSANGELA CANDIDA PINTO
SELMA BIENOW GRUGER
MARIA CARIA
TEORIAS DA EDUCACAO I
Trabalho apresentando à Faculdade do Sertão – UESSBA, em cumprimento as exigências da disciplina de Seminário II conforme orientação da Prof.ª. Josélia Coutinho dos Anjos.
Baixo Guandu – ES
2014
(DEDICATÓRIA)
Aos nossos familiares e alunos, pelo estímulo e apoio que sempre nos impulsionaram à busca de mais conquistas, bem como a todos aqueles que acreditam que a educação é a base para a construção de um mundo melhor.
(EPÍGRAFE)
" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção ..."
(Paulo Freire)
RESUMO
Os métodos de ensino se caracterizam pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A pedagogia tradicional tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva. A pedagogia progressiva analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo. Na pedagogia renovada, a educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do