Tratador De Piscinas
Como utilizar o gráfico do equilíbrio dureza caustica
Analise o pH, a alcalinidade total e a dureza cálcica da água da piscina.
Se o pH e a alcalinidade estiverem na faixa ideal recomendada, trace uma linha reta que passe pela alcalinidade total determinados e prolongue essa reta até passar pela linha da dureza cálcica. A dureza cálcica indicada nesse ponto de intersecção é a dureza (máxima) aproximada que a água da piscina deve conter. Se ela situar-se dentro da faixa ideal recomendada
(200 a 400 ppm), compare-a com o valor obtido na análise da
água da piscina e determine se você precisa elevar ou abaixar sua dureza cálcica. Se a dureza indicada estiver fora da faixa ideal (200 a 400 ppm), então verifique pelo gráfico quais valores de pH e alcalinidade que se situam na faixa ideal e se alinham com a dureza cálcica de sua água e corrija aquele que for mais conveniente ou mais econômico.
Exemplo 1: análise da água revela: pH = 7,5; alcalinidade total = 70 ppm; dureza cál- cica = 150 ppm. O cloro utilizado nessa piscina é GENCLOR® TABLETES. Como balancear esta água?
Resposta: O pH está na faixa ideal. Corrige-se a alcalinidade total para 120 ppm (re- comendada para GENCLOR® TABLETES) e, em seguida, a dureza cálcica para 210 ppm.
Assim, a água fi cará balanceada, em perfeito equilíbrio, com todos os parâmetros dentro da faixa ideal.
Exemplo 2: análise da água revela: pH = 7,8; alcalinidade total = 80 ppm; dureza cálcica = 300 ppm. O cloro utilizado é POOL-TRAT CLORO GRANULADO GENCO®. Como balancear esta água?
Resposta: Colocando uma régua sobre pH 7,8 e 80 de alcalinidade no gráfi co, vemos que a dureza máxima dessa água deveria ser 159 ppm. Precisaríamos reduzir a dureza, mas isso jogaria fora grande quantidade de água boa e bem tratada e, além disso, colo- caria a dureza fora da faixa ideal (200-400 ppm). Traçando no gráfi co uma reta entre 80 ppm de alcalinidade e 300 ppm de dureza cálcica, vemos que ela