Late e Mia
O mercado de pet shop no Brasil é relativamente recente e o os animais de estimação vem ganhando espaço nos lares brasileiros como verdadeiros integrantes da família, merecedores dos melhores alimentos e cuidados com a saúde. Hoje no País, a população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas, fazendo dos negócios ligados ao mundo pet investimentos lucrativos e com boa perspectiva de crescimento.
Segundo a FENAPET (Feira Nacional de Pet), o Brasil tem mais de 100 mil pontos de venda de produtos pet, 25 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 04 milhões de pássaros e, ainda, 500 mil aquários espalhados por todo o Brasil.
O Brasil tem também a segunda maior população mundial de cães e gatos e é o quarto lugar em população de animais de companhia. Os brasileiros já estão em segundo lugar no ranking de consumo de produtos Pets, apenas atrás dos norte-americanos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibop Inteligência, publicado no jornal A tarde no dia 28 de outubro de 2012, os brasileiros deverão gastar R$ 5,92 bilhões com animais de estimação, mantendo a média de crescimento de 13%. Segundo o estudo, a Bahia é líder no Nordeste em potencial de consumo desse mercado, com R$ 229 milhões investidos neste setor anualmente.
Dentro desta perspectiva, a cidade de Vitória da Conquista - BA também apresenta sinais de crescimento deste mercado, segundo a Prefeitura Municipal da cidade foram vacinados no ano de 2011, 39.000 cachorros e 8.000 gatos. Estes dados mostram que na cidade há uma grande demanda de pessoas que tem animal de estimação.
Diante destas variáveis, o objetivo deste trabalho é demonstrar a viabilidade, tanto mercadológica quanto financeira, de implantação de uma empresa de prestação de serviço e venda de produtos para animais de estimação. Propõe-se como atividade principal a prestação de serviços (banho e tosa, hospedagem, Daycare), e atividade secundária a oferta de