cedd
AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E PODER: CONCEITOS MULTIFACETADOS
PARANAGUÁ
2014
ANA ELÍSIA MASSUCO
AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E PODER: CONCEITOS MULTIFACETADOS
Trabalho apresentado a disciplina de Práticas I, no curso de Pedagogia 1º ano, orientado pelo professor Henrique Klenk, para obtenção de nota parcial para o 1° bimestre.
PARANAGUÁ
2014
Num texto dissertativo apresente o conceito de Educação. Na sequência, elabore uma discussão a partir do texto de PARO 2010 sobre a relação entre a educação e o poder. As discussões que incutimos acerca do viés que permeia a relação entre educação e poder, nos leva a encontrar pontos significativos para educação se dar atualmente de maneira mecânica, ou seja, a forma como está se desenvolvendo pode ser comparada a trabalho forçado. PARO 2010, enfatiza que dentro do processo educativo, alguém pretende modificar comportamentos alheios e alguém cujos comportamentos são passíveis de modificação, o autor fala respectivamente de educador e educando, pois numa perspectiva relação entre educação e poder, podemos evidenciar que todo processo educativo evolve uma forma de poder, porém com diferentes aspectos. Sabemos que no âmbito escolar tanto educador quanto educando exercem o poder, Paro 2010 afirma que :
Se é uma relação pedagógica verdadeiramente competente por parte do professor ou da escola, toda ação planejada para ensinar encerra a flexibilidade que permite modificá-la a partir da resposta do educando no processo de ensino. PARO 2010- pág 47.
O autor ressalta também que todo processo de ensino para o outro é também processo de aprendizado para si próprio, ou seja, se a educação/escola considerar toda a vivência do aluno no processo de ensino/aprendizagem o professor aprende enquanto ensina. Então podemos compreender os conflitos que tramitam através