Pedagogia Hospitalar
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia
Amanda de Souza Silva Mendes
Pedagogia Hospitalar – um assunto pouco conhecido.
Belo Horizonte – MG
Novembro de 2013
AMANDA DE SOUZA SILVA MENDES
Pedagogia Hospitalar – um assunto pouco conhecido.
Trabalho apresentado à disciplina de Laboratório de Práticas e Pesquisas – Memória e Identidades do 1º Período de Pedagogia da PUC Minas.
Orientador: Prof. Amauri Carlos Ferreira.
Belo Horizonte – MG
Novembro de 2013
Justificativa
A Pedagogia é uma profissão com várias ramificações e abrange diversas áreas como, pedagogia empresarial, escolar e uma pouco conhecida: a hospitalar. Aprofundarei aqui este braço da pedagogia, destacando sua importância e como que através dessa interação pedagogo e hospital podemos ter um ensino continuado de pacientes que ficam internados por um período mais longo ou pelo menos um tempo suficiente para se distanciar das atividades escolares e perder o foco. Objetivo geral
Aprofundar o ramo da pedagogia, tendo em vista que as pessoas tem pouca informação a área de atuação do pedagogo nos hospitais.
Objetivos específicos
1. Apresentar os benefícios que este acompanhamento pode trazer aos pacientes;
2. Ampliar as visões dos estudantes da área quanto à necessidade de profissionais atuantes em hospitais;
3. Demonstrar na prática os resultados obtidos com paciente/alunos que retornaram as suas escolas de origem após este acompanhamento.
Problematização
Diante de várias teorias a respeito das classes hospitalares – lugar onde o pedagogo e licenciados exercem suas funções de docentes, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre os interesses estaduais e municipais para a atual real e integrada da escola de origem do paciente, para que assim as crianças que permanecem internadas por um