Pedagogia do Oprimido
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETO INTEGRADOR – PARTE 1
SÍNTESE DO LIVRO:
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – PAULO FREIRE
CURITIBA
2013
FLAVIA PALMIERI DE OLIVEIRA
PROJETO INTEGRADOR PARTE 1
SÍNTESE DO LIVRO:
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – PAULO FREIRE
Projeto Integrador apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de História da Educação, 1º período, do Curso de Licenciatura em
Pedagogia das Faculdades Opet.
Profª. Orientadora: Cleusa Maria
Fuckner
CURITIBA
2013
No livro Pedagogia do Oprimido podemos destacar uma busca do homem pela sua liberdade, um homem que se sente oprimido, preso interiormente, porque convive com uma sociedade opressora, esmagadora e para que a libertação ocorra ele precisa acreditar em si mesmo, no seu potencial.
O homem acaba se tornando oprimido, porque ele recebe conhecimentos, informações e vai guardando para si próprio, fechando suas ideias para o mundo, onde não consegui se expressar e pensar livremente, e então acaba sendo manipulado pelo opressor, sendo desumanizado.
Ele só conseguirá se libertar dessa opressão, fazendo uma busca interior, expressando as suas ideias, tendo um pensamento crítico, livre, onde o educando e o educador possam crescer juntos, compartilhar e que haja troca de ideias.
O dialogo é um fator muito importante na vida do ser humano, pois através dele podemos alcançar a liberdade, podemos ser mais livres, adquirir conhecimento para mudar o mundo, mas para isso acontecer, precisamos amar mais o próximo, ser mais humildes, ou acabaremos nos tornando pessoas oprimidas, mais fechadas, sem criatividade, sem expressão, onde não conseguiremos nos transformar em uma sociedade libertadora.
Para isso precisamos nos libertar dessa opressão, transpondo a barreira da individualidade, buscando sempre a troca de conhecimento, ideias, dos saberes, e principalmente do viver em sociedade.