pedagogia de ensino
Nos primeiros capítulos começa tratando do conceito de cooperativa e das correntes teóricas cooperativistas.Depois fala sobre suas origens e desenvolvimento ,passando pela Aliança Cooperativa Internacional.
Segundo o autor a Economia Social tem um papel ideal na transformação social que não passa pela tomada do poder político(estado),mas pela multiplicação no caminho da hegemonia do próprio modo como se operava a economia .Pretende-se que a mudança se de através da multiplicação das cooperativas ,organizações mutualistas e associações ,que passam a operar e competir com as demais organizações da sociedade capitalista e,por isso precisam ser competitivas,assumindo contornos mais capitalistas.
Dessa maneira,uma das explicações das mudanças ocorridas nestas organizações ,pode ser seu próprio instinto de sobrevivência ,ou mesmo seu egoísmo ante aos resultados conseguidos ate o momento.No caso das cooperativas ,em 1995 foi criada a Aliança Cooperativa Internacional-ACI . Esta organização já nasce em meio a estas mudanças em relaçao ao movimento