Ensino Fundamental Pedagogia
RESUMO
Este tema têm por objetivo identificar a importância da organização e estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro, incluindo desde o órgão da União – Ministério da Educação (MEC) – e suas responsabilidades, até os órgãos estaduais e municipais. Apresenta também estudos a respeito dos aportes legais e recursos que norteiam o Ensino Fundamental. O relatório será composto de um texto digitado e de um mapa conceitual.
Veremos que o objetivo de analisar a finalidade do Ensino Fundamental e os limites e possibilidades presentes na gestão da educação, servem para questionarmos quais as principais mudanças devem ser feitas a curto e a longo prazo, com um único objetivo de conseguirmos melhora a nossa educação em toda a sua extensão.
Nesse contexto conheceremos também as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos. Conheceremos diferentes tipos de organizações auxiliares da escola, sua estrutura, formas de funcionamento e contribuições para o alunos, coordenadores, diretores, funcionários, etc.
Através da LDB 9394/96 o artigo que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental I, conheceremos a relevância dos debate sobre este tópico.
INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno. A confecção de um mapa conceitual observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e fazendo uma breve reflexão do universo de uma criança, com base em vários autores e teorias, tais como de Henri Wallom, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que estudaram o processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito participativo