o ensino de matematica no curso de pedagogia
O curso de pedagogia prepara professoras polivalentes para atuar na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, ensinando todas as matérias. Mas sabemos que essa formação não é suficiente para as mesmas atuarem como professoras. Seja por uma má formação no ensino fundamental, seja por suas crenças em relação algumas disciplinas, seja pelo currículo da graduação de pedagogia.
O curso de pedagogia não dá uma base sólida para as professoras atuarem em sala de aula, na graduação o ensino tem muita teoria e pouca prática, e muitas professoras tiveram uma má formação no ensino fundamental, dificultando assim suaaprendizagem. E como ensinar o que não se aprendeu? No caso da matemática é muito comum ouvir as pessoas chamarem a matemática de bicho papão, e muitas das vezes as professoras passam isso para o seu aluno, dificultando assim a aprendizagem dos mesmos.
Em uma pesquisa feita na minha turma do sexto período, as alunas informaram que não se sentiam preparadas para lecionar aulas de matemáticas para seus futuros alunos. Na opinião de todas o conteúdo passado no curso de pedagogia não foi o suficiente para sua formação. Elas disseram que na graduação deveria ensinar o conteúdo de matemática na pratica, com cálculos e metodologias a serem passadas aos seus futuros alunos. De fato isso realmente acontece na graduação, o currículo não esta preparado para preparar, a carga horaria e o planejamento são o mínimo permitido. As futuras professoras tambémtem uma parcela de culpa em sua má formação, pois cabe a cada uma buscar o conhecimento fora da faculdade também, através de cursos, estudos, palestras entre outros. Fazer uso da famosa técnica “Aprender a Aprender”.
Segundo Piaget (1973):
O papel inicial das ações e das experiências lógico matemáticas concretas é precisamente de preparação necessária para chegar-se ao desenvolvimento do espírito dedutivo, e isto por duas razões. A primeira é que as