Pedagogia da autonomia paulo freire
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
PAULO FREIRE
PONTA PORÃ – MS
2008
MARA
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
PAULO FREIRE
PONTA PORÃ – MS
RESUMO
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
O livro Pedagogia da Autonomia descreve uma propostas das práticas pedagógicas necessárias a educação como a forma de proporcionar a autonomia de ser dos educandos no seu conhecimento e sua maneira de entender o mundo que o cerca.
Paulo Freire abordou à temática no livro como uma constante preocupação ao longo de sua vida de educador e transformou esta obra em um condensado de pensamentos que visam a integração do ser humano e a constante procura de valorizarão a curiosidade ingênua e crítica, se transformando em epistemológica pedagógica.
Como aspecto principal de sua abordagem pedagógica, constata que “formar” é muito mais que treinar o educando no desempenho das tarefas; Chama a atenção dos educadores à responsabilidade ética, elucidando-os na arte de conduzir seres à reflexão crítica de suas realidades e ainda destaca os valores como simplicidade, humanitarismo, esperança e bom senso: aspectos distantes da sociedade atual, onde o capitalismo impera conduzindo as massas ao consumismo desenfreado e a alienação coletiva pelos meios de comunicação. O abandono educacional em que vivem nossas escolas prende nas táticas de ensino ultrapassadas e desconexas. O educador democrático trabalha com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se aproximar dos objetos cognoscíveis.
Na qualidade de verdadeiro aprendiz educando/ educador se transforma em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado.
Para Freire ensinar precisa antes de mais nada, ter a consciência da seriedade desta tarefa, da importância de se poder mostrar a diferença num sistema sócio econômico-político ás vezes tão opressoras aqueles que não dispõem de meios para obter a