Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
PROFESSORA: SANDRA
SIERRA
PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA
AUTONOMIA
PAULO FREIRE – TRAÇOS
BIOGRÁFICOS
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Bairro
Casa Amarela, Recife, no ano de 1921.
Devido à Grande Depressão na economia mundial, que também atingiu a sociedade brasileira no ano de 1931, Paulo Freire e sua família mudaram para Jaboatão, distante 18 km de Recife. Em 1934 o pai dele faleceu, deixando uma pequena pensão como militar aposentado, o que provocou muitas dificuldades para a vida familiar.
Nesse período, passou fome e compreendeu a fome dos demais. Viveu em Jaboatão dos 11 aos
20 anos. Aos 16 anos (1937), ingressou no
“Colégio Oswaldo Cruz,” onde cursou o secundário (o que corresponde atualmente às três últimas séries do Ensino Médio). Cursou o préjurídico (o que equivale atualmente ao Ensino
Médio), curso destinado aos interessados pela área de humanas, favorecendo o ingresso no curso de Direito. Ao iniciar seus estudos no curso secundário já se sentiu desafiado pela possibilidade de, em três anos, poder atuar como docente de língua portuguesa.
Paulo Freire aprendeu a ler e escrever com seus pais, junto às mangueiras do quintal da casa dele e costumava usar um pedacinho de pau para escrever na terra o aprendido.
Paulo Freire formou-se em Direito, em 1947, pela Universidade do Recife, atualmente
Universidade Federal de Pernambuco.
Nesse mesmo ano, Paulo Freire ingressou no
Serviço
Social da Indústria
(SESI),
Departamento Regional de Pernambuco, na
Divisão de Educação e Cultura, como alfabetizador, permanecendo aí até 1954. O tempo em que permaneceu no SESI de
Pernambuco determinou sua trajetória como educador e pesquisador sobre os saberes locais, o modo de ser, o modo de organizar o mundo no pensamento, o modo de agir no e com o mundo e as pessoas.
Recebeu o título de Doutor em Filosofia da Educação e de 1961 a 1964, trabalhou como professor de História e Filosofia da Educação, na Faculdade de Filosofia da