Pedagogia - conselho de classe
[...] É importante notar que o Conselho de Classe guarda em si a Possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de estudo o processo de ensino, que é o eixo central em torno do qual desenvolve-se o processo de trabalho escolar. (DALBEN, 1995, p.16)
Pensando a avaliação como um processo contínuo, participativo, com função diagnóstica e formativa; como recurso didático-metodológico de reflexão e análise da ação pedagógica e educativa visando reorganizar as próximas ações do aluno, do professor e da escola, no sentido de avançar no desenvolvimento do processo de aprendizagem.
O conselho de classe deveria assumir um caráter mais democrático e mais eficiente para as mudanças que se fazem necessárias na educação. O Conselho de Classe deverá promover a avaliação permanente e global do processo educativo, visando a realização dos objetivos gerais e específicos da educação, o que supõe a existência, por parte de todos os envolvidos, um controle e uma constante discussão dos rumos que se quer dar ao seu fazer.
Concebe-se que ser educador é ter a capacidade de acreditar na diferença, questionar, reconstruir e aprender na profissão, na vida. É interligar o nosso projeto de vida com o projeto de vida da escola, pois ambos se completam.
Toda a dinâmica da ação educativa e com maior ênfase, da ação educativa institucionalizada, deriva do projeto ou proposta que anima, impulsiona, organiza e conduz. Valem as instituições educativas pela proposta pedagógica que veiculam e, a que fornecem as condições de realização (...).(MARQUES, 1990: 132-133).
As normas emanadas da