Pedagogia ( bullyng)
Já houve situações assim, principalmente com alunos do 3º ano do ensino médio. Eles formam grupos tentando amedrontar os mais tímidos.
O que mais ocorre é o deboche, o sarcasmo, a ironia [...] Já tentaram fazer isso com professores, mas não tiveram êxito .
As situações mais comuns envolvem atribuição de apelidos, ofensas, exclusão e isolamento. Em muitas situações, os adolescentes são intolerantes com relação a diferenças tanto na maneira de ser quanto na forma de pensar; por isso, se no grupo alguém se comporta de uma maneira diferente (diferente do ponto de vista da maioria), este é, muitas vezes, humilhado, excluído e perseguido. E essa perseguição se dá, na maioria das vezes, através de apelidos e comentários agressivos .
Na escola em que trabalho não é tão corriqueiro este tipo de atitude, mas, mesmo assim, em alguns momentos percebe-se esse tipo de situação [...]
Em relação aos sentimentos despertados nos professores, identificou-se o sentimento de impotência e de angústia diante das situações. Eles demonstraram ter consciência do desgaste emocional que esse tipo de situação pode causar:
Sinto-me pequena, pois não foram tais valores que nós repassamos a eles. Despertam insegurança e fragilidade em nós, pois passamos todas as aulas dando exemplos, repassando valores e nos deparamos com alunos que se transformam em pequenos marginais .
Sinto-me impotente, decepcionada, e isso tudo vai gerando uma situação de desmotivação e insatisfação de estar naquele meio .
Eu percebo o bullying na escola com muita angústia e repugnância, pois é uma situação desagradável