Pedagodia plano de ação
Equipe UAB/UFRGS/NIEE/2010
Construir um Plano de Ação Pedagógica - ou um projeto pedagógico (conforme terminologia adotada por alguns autores como: ALMEIDA e HERNÁNDEZ e VENTURA), implica em partir de questões ou situações contextualizadas e reais, que interessem de fato aos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Compreender a situação-problema deve ser o objetivo do Plano, com o propósito de transformá-la em um novo conhecimento.
O Plano de Ação Pedagógica é concebido como uma ação que se idealiza e se planeja a partir de um objetivo, delimitada no tempo e com recursos materiais e humanos bem definidos.
Uma das possibilidades de dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o mais significativo, é utilizando planos de ação (ou projetos educacionais) inseridos nas disciplinas. Essa visão construtivista da educação é baseada na resolução de problemas, com base na interação e na ação, para busca de informações contextualizadas que possibilitem a verificação de hipóteses de trabalho.
As chamadas metodologias educacionais construtivistas ou ativas procuram promover a aprendizagem através da participação ativa do aluno como agente de sua aprendizagem.
Para HERNANDEZ (1998), a função do projeto (ou, segundo nossa concepção, do Plano de Ação Pedagógica) é promover a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a:
• O tratamento da informação e; • relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção/transformação de seus conhecimentos.
Um Plano de Ação Pedagógica deve contemplar itens como:
1) Objetivos - descrever "o quê" e o "para quê";
2) Justificativa - contextualizar o Plano;
3) Localização - especificar onde serão realizadas as atividades;
4) Cronograma - indicar quando ocorrerá cada atividade;
5) Metodologia - descrever as