Empresa solidária é empresa voluntária.
Tutor: Alim Soares Barbosa
Ano de elaboração do projeto: 2012
Responsável pelo desenvolvimento do projeto: Angela de Carvalho
Tema:
Empresa solidária é empresa voluntária.
Meta:
Descentralização da Alfabetização de Adultos
Finalidade:
Promover a inclusão social e a diminuição da desigualdade social, a começar pelos funcionários da empresa e terceirizados, extensivo aos seus dependentes e familiares.
Introdução:
Mostrar que o analfabetismo no Brasil evidencia as desigualdades sociais históricas, e que as obras sobre o Método de Alfabetização de Paulo Freire, e suas publicações, contribuíram para que essas desigualdades diminuíssem, mas que ainda existe no Brasil.
Registro:
“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”
Paulo Freire
Justificativa:
A desigualdade social é a razão de muitos jovens serem levados a assumir responsabilidades domésticas nos lares. Os poucos recursos os levam a assumir, desde muito cedo, incumbências de contribuir com o sustento familiar, através da sua força de trabalho que, na maioria das vezes, é ilegal, mal remunerado e desgastante, levando muitos jovens à desmotivação e, conseqüente desistência de seus estudos básicos.
Muitos jovens nem chegam a ocupar os bancos escolares, daí representando para a nação, um grande prejuízo sócio-econômico. Esse fenômeno chamado: Analfabetismo.
Uma breve ilustração
Apenas por essa breve ilustração, com esse texto, extraído da obra de Paulo Freire, “A Importância do Ato de Ler”, em três artigos que se completam, tendo a sua 1ª edição em 1981, em conjunto com as publicações “Coleções Polêmicas do Nosso Tempo”, pela Cortez Editora, já estaria justificada a leitura e a elaboração desse trabalho que, quisera poder representar uma homenagem de