PECU RIA
AVALIAÇÃO DE ESTOQUES NA PECUÁRIA
CONTABILIDADE RURAL Prof. Gesilene Ribeiro
ANGELA OLIVEIRA
Ciências Contábeis - 2°A
Cornélio Procópio, Paraná
2014
INTRODUÇÃO
A atividade pecuária brasileira detém atualmente cerca de 200 milhões de bovinos, sendo que em média 70% correspondem a gado de corte.
Controles e registros dos inventários de seus estoques e suas divisões por categorias do rebanho, bem como a identificação de custos até então desconhecidos pelos produtores.
O controle dos estoques é importante para registro de alguns custos ocultos, como a depreciação do gado reprodutor, e serve de incentivo ao interesse por parte dos contabilistas, pecuaristas e estudiosos, já que se trata de um assunto de suma importância, mas ainda carente de material técnico.
A atividade Pecuária não é mais vista como familiar, pois a cada dia aumenta o interesse e mercado na área. O empresário rural deverá lançar mão de conhecimentos da administração rural, visando ao uso racional dos fatores de produção e objetivando o aumento da produtividade por meio da adoção das principais práticas agrícolas sob a coordenação de uma sólida base administrativa.
A divisão das Atividades Pecuárias (Gado de Corte) é feita em três fases distintas pelas quais passam os animais destinados ao abate, são elas: Cria, Recria e Engorda.
Cria – A atividade principal é a produção do bezerro que é vendido após o desmame (período igual ou inferior a 12 meses).
Recria – A partir do bezerro desmamado (período de 13 a 23 meses), produzir e vender o novilho magro para engorda.
Engorda – É a atividade denominada de invernista, que a partir do novilho magro, produz o novilho gordo para