Actividade Pecu Ria
Introdução 3
Pecuária 4
Factores de desenvolvimento da pecuária e sua localização 4
Tipos de pecuária 5
Tipos de gado e principais países de criação 8
Tipos de gado 8
Consequências negativas da actividade pecuária 10
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
O presente trabalho visa fazer uma abordagem sobre a pecuária, onde em primeiro lugar, iremos trazer aquilo que é a sua definição e a etimologia do termo pecuária e depois iremos falar dos métodos utilizados na prática desta actividade, os seus benefícios e o risco que esta actividade apresenta e a importância da prática racionalizada desta actividade.
Pecuária
A pecuária é a arte ou conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objectivos económicos. Assim, a pecuária é uma parte específica da agro-pecuária.
Tal como foi anteriormente referido, etimologicamente, a apalavra pecuária provém do latim pecus que quer dizer cabeça de gado.
Factores de desenvolvimento da pecuária e sua localização
Os factores que contribuem para o desenvolvimento, localização e modernização da pecuária são os seguintes:
Factores naturais
Analogicamente ao que acontece com a agricultura, a pecuária depende das condições naturais nomeadamente, o clima e os solos. Por exemplo, as precipitações, regulares e pouco intensas e a suavidade do clima permitem a existência de pradarias permanentes onde o gado pode pastar livremente durante todo o ano. Estas condições naturais são especialmente adequadas para o desenvolvimento do gado, nas diversas regiões do globo. Nas regiões tropicais, quentes e húmidas, numerosos parasitas e as doenças existentes são responsáveis pela redução dos efectivos populacionais, por isso aí a pecuária tem pouca importância. Os climas quentes e secos (savanas e desertos) são exigentes na alimentação (carneiros, ovelhas, cabras e camelos). Nas regiões árcticas, muito frias, portanto, criam-se renas, que são a base de