relatorio palestra
Disciplina: Química Orgânica II
Professora: Ana Julia Silveira
Acadêmica: Marlúcia P. da Graça Matric.: 20110636
Curso: Licenciatura em Química Turma: LQU 13.3
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA QUIMICA
PALESTRANTE: Profª. Drª. Daniela Gonçalves de Abreu
ABORDAGEM: Ressaltar algumas temáticas discutíveis tais como: curso, as mudanças curriculares, os desafios, os estágios, grade curricular e entre outros. A palestrante Daniela Gonçalves de Abreu, Bacharel e Licenciada em Química, Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Desenvolveu o Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da USP, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe). Atualmente, é Professora do Curso de Licenciatura em Química da referida Universidade e desenvolve projetos relacionados à divulgação científica, educação ambiental, currículo e formação inicial e continuada de professores de química.
Realizada no sábado, 16 de maio de 2015, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (campus I), a palestra teve duração de três hs. Nela a profª drª Daniela Gonçalves abordou temáticas relacionadas ao Ensino de Química Analítica numa perspectiva histórica e cultural e a Formação de Professores de Química, onde contou os caminhos trilhados na USP/Ribeirão Preto. Também discutiu sobre Organização Cientifica e a articulação universidade escola, Organização Didática, Concepções de ciências e a formação de profissionais das áreas de exatas, saúde e humanas.
Ela fez uma reflexão de que uma verdadeira mudança pode ser concebida seriamente sem possuir um novo conceito e uma nova mentalidade de ver a profissão docente, sem definir uma nova politica educativa e nem sem levar em conta as necessidades pessoais e coletivas dos professores. Pois isso supõe quebrarmos certas inercias e ideologias institucionais e politicas que levam a determinadas politicas conservadoras