1 Pecu Ria E Expans O Territorial
661 palavras
3 páginas
História 8° AnoA pecuária e a expansão para o interior
Quando os portugueses começaram a explorar o solo americano, no início do século XVI, o interesse deles estava voltado para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, para a cana-de-açúcar.
Esta exploração ocorria inteiramente nas regiões litorâneas.
O gado bovino, trazido pelos portugueses por volta de 1530, foi introduzido, inicialmente, junto aos engenhos de cana de açúcar.
Além de fornecer carne e couro para os colonos, os bois eram utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias e como força motriz para as moendas.
Preocupada com a ocupação do gado nos solos destinados à plantação de cana-de-açúcar, a coroa portuguesa passou a proibi-lo no litoral – Carta Régia de 1701. Consequentemente, os criadores de bovinos foram obrigados a avançar para o interior.
O cuidado com o gado era realizado por homens livres remunerados (índios, mestiços e escravos libertos), raramente por escravos.
A pecuária no Nordeste
Neste sentido, o gado espalhou-se pela região do Rio São Francisco e se expandiram até os atuais estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Os cuidados com o gado se limitavam ao básico: curar feridas e defender de animais selvagens.
Os bovinos eram criados de maneira extensiva, isto é, soltos em grandes extensões de terra.
Em meados do século XVIII o gado que era criado de maneira extensiva no sertão nordestino era responsável por fornecer carne e couro para o litoral, desde o Maranhão até a Bahia.
Entretanto, como gado percorria grandes distâncias até as feiras de gado e os centros da indústria de carne, eles chegavam magros e forneciam pouca carne e de má qualidade, uma vez que passavam por lugares com escassez de comida e água.
A pecuária no Sul da colônia
Até o século XVII os limites ente a América portuguesa e a espanhola eram mal definidos.
O gado era criado da mesma forma como o era no Nordeste, solto e em grandes extensões.
Aos poucos, a pecuária sulina foi se