POP Densidade
Relacionar as técnicas de medida de massa e volume. Determinar a densidade de líquidos utilizando picnômetro. Determinar a densidade de sólidos utilizando a proveta. Aplicar o conceito de unidades mistas em físico-química.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
Água destilada, Glicose,NaCl Barquilha para pesagem, Espátula, Balança analítica, 4 Béqueres de 50mL, Bastões de vidro, 2 Balões volumétricos de 100mL, 2 provetas de plástico de 50mL, 3 Picnômetros, Papel absorvente, Pissete, Pipeta Pasteur, Termômetro, Caneta esferográfica, Papel filme.
PROCEDIMENTO
Soluções
Calcular a quantidade de cloreto de sódio necessária para o preparo de uma solução 0,1mol/L, num volume de 100mL, considerando a massa molecular e a concentração do material puro.
Transferir quantitativamente o material pesado para béquer de capacidade adequada contendo água destilada.
Dissolver o sólido em pequena quantidade de água destilada (cerca de 50mL). Verificar a temperatura da solução.
Após estabilização da temperatura (20°C), transferir o líquido quantitativamente para o balão volumétrico. Ajustar o volume necessário no balão volumétrico.
Aferir o menisco.
Identificar a Solução de NaCl 0,1mol/L. Calcular a quantidade necessária de glicose para o preparo de uma solução 0,1mol/L, num volume de 100mL, considerando a massa molecular e a concentração do material puro. Repete os passos de 1 a 9.
Determinação da Densidade das Soluções
Pesar um picnômetro, vazio, limpo e seco, com precisão de 0,01g, e anotar o valor obtido, bem como, o volume do picnômetro.
Repetir este procedimento duas vezes (triplicata).
Verificar a Temperatura do líquido (água destilada) e anotar.
Lavar, ou seja, ambientar o picnômetro com o líquido que será utilizado (primeiramente com água destilada).
Encher o picnômetro com água destilada (tome cuidado para não formar bolhas no interior, pois isto acarretaria erros no resultado), colocando a tampa de maneira que o líquido escorra pelo capilar. Com o papel