Pdde escola
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) comprova que a autonomia gerencial das escolas, com a participação da sociedade, pode contribuir, e muito, para a melhoria da qualidade da educação que é oferecida aos alunos do ensino fundamental público, nas modalidades regular, especial e indígena, bem como aos educandos de escolas privadas filantrópicas de educação especial. Pequenos investimentos ou reparos, tanto na infra-estrutura física quanto no aspecto pedagógico, podem ser rapidamente implementados graças aos recursos que são repassados às Unidades Executoras das instituições de ensino.
A participação da comunidade escolar tem sido cada vez maior. Isso garante a utilização dos recursos em ações que proporcionem uma melhor convivência entre alunos, pais, professores e diretores, sempre buscando melhorias na escola que tragam benefícios coletivos.
O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
O que é o PDDE?
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um programa federal implantado, em 1995, pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Consiste na transferência de recursos financeiros, em uma única parcela anual, em favor das escolas públicas do ensino fundamental e das escolas privadas de educação especial
Qual a finalidade do programa?
O PDDE tem por finalidade prover as escolas e CMEIs com recursos financeiros destinados à cobertura de despesas de custeio, de manutenção e de pequenos investimentos, de forma a contribuir, supletivamente, para a melhoria da infra-estrutura física e pedagógica das instituições de ensino.
Com esta iniciativa, procura-se assegurar as condições indispensáveis ao seu bom funcionamento e reforçar a participação social, a autogestão escolar, o controle e o acompanhamento do emprego dos recursos públicos voltados à educação básica.
Os recursos são liberados nas categorias econômicas de custeio ou de capital, ou em ambas as categorias, a depender do número