Pdca
Essa metáfora é ótima para compreender o que é, como fazer e a importância do “follow-up”.
Follow- up (pronúncia: Fólou-ap ou folouapi) é um termo em inglês que siginifica acompanhamento, seguimento, supervisão, fiscalização, verificação. Fazer follow-up é estar atento para que as coisas aconteçam conforme o previsto ou desejado. É acompanhar as ações, os acontecimentos, e cuidar para que o resultado ou a meta sejam alcançados. Fazer follow-up é fazer manutenção preventiva e preditiva de um Plano de Ação. A falta de follow-up é um dos motivos mais comuns do fracasso no atingimento de objetivos. Fazer follow-up faz parte de saber praticar o PDCA. Pouca ou nenhuma utilidade terá um Cronograma se você não fizer um bom follow-up.
Como fazer Follow-up: marque na sua agenda, programe o que verificar e quando. Quando chegar a hora, verifique – e tome as ações necessárias!
PDCA – definição
PDCA é uma sigla, dos termos em inglês Plan – Do – Check – Act. Traduzindo: Planeje – Execute – Verifique – Reaja. O importante é o conceito. Muito simples, porém muito eficaz: Agir, de forma planejada, controlada – e, reagir. – Continuamente. – Repetidamente.
1
PDCA - porque Você faz alguma coisa. Quer fazer melhor. Evoluir. Ótimo, e para ficar excelente só falta uma coisa – fazer isso de forma sustentável – sem retrocessos, melhorando sempre, cada vez mais. É aí que entra o PDCA.
PDCA – como fazer 1. Planeje – tendo um problema ou uma meta conhecida, estude, analise, decida o que fazer, e faça um Plano de Ação . 2. Execute – conforme o planejado. Total ou parcialmente. 3. Verifique – confronte os resultados reais com os resultados esperados. 4. Reaja – aja onde necessário. Faça ajustes onde preciso. Assegure o bom resultado. >. Recomece o ciclo. PDCA – observações e detalhes 1. O PDCA se aplica geralmente quando há metas de melhorias, das quais é a melhor forma de gestão, de persistência nos resultados planejados. Uma vez