PCP no contexto Estratégico
1. Como as mudanças atuais interferem nos sistemas produtivos e nas atividades de Planejamento e Controle da Produção das empresas?
R- Com fim do protecionismo as empresas brasileiras ficaram mais expostas à concorrência mundial e também se tornou necessário o pleno atendimento de expectativas e necessidades do cliente, tendo que adaptar seus sistemas para a melhoria contínua da produtividade, criando sistemas flexíveis, sustentáveis, com rapidez de projeto e desenvolvimento de novos produtos, com melhoria no tempo de resposta , estoques reduzidos, objetivando o atendimento das necessidades do cliente, sob pena de a empresa não sobreviver a um ambiente de intensa competição. A associação desses aspectos traz como consequência o aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de seu planejamento e de seu controle.
2. Discuta o PCP como elemento estratégico nas empresas, enfatizando sua importância e atuação nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.
R- Na busca por excelência três funções do PCP, o planejamento, a programação e o controle são importantes ao comando, a coordenação e ao controle do processo produtivo, pois tais funções são imprescidíveis para a sobrevivência da empresa. Dotar a empresa de condições competitivas no mercado nacional e internacional é sempre um desafio para os engenheiros de produção. O PCP pode ocorrer em diferentes horizontes de tempo, por exemplo a longo prazo deve estar alinhado as ações de marketing e planejamento estratégico e a curto prazo deve estar alinhado e orientado pelas definições de projeto do produto e projeto do processo. No nível estratégico o PCP atua no planejamento da capacidade e no planejamento agregado de produção, elaborado como nível de trânsição para o nível tático, onde o PCP atua no estabelecimento dos planos de médio prazo para a produção, já no nível operacional o PCP atua nos planos de curto prazo, também atua na gerencia de estoques, das ordens de