PCNs Educação Física
RESUMO
A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), busca-se resgatar e ampliar o conceito de saúde, apresentando algumas possibilidades de seu desenvolvimento junto à s aulas de educação física.
UNITERMOS: Educação Física Escolar, Parâmetros Curriculares Nacionais,
Saúde, Cultura Corporal
INTRODUÇÃO
Neste artigo pretendemos explorar algumas possibilidades da educação física escolar sobre o tema transversal saúde. Lembramos e estamos conscientes que intervenções desta natureza, somente no campo da educação física, de nada resolvem a problemática maior da saúde no nosso país, tendo em vista o número significativo de pessoas que ainda não têm acesso à escola e do descaso dos setores públicos e privados com o assunto.
Acreditamos, porém, entremeio a essa problemática, que a escola - e também a educação física escolar! - não podem se eximir do seu papel, devendo assumir sua parcela de responsabilidade junto aos seus alunos, professores, pais e comunidade.
A preocupação com a saúde, ora voltada à higienização, ora à eugenia, ora à aptidão física, parece ser uma constante ao longo da história da educação física brasileira. Porém, em virtude de estar fortemente atrelada aos setores ideológico-dominantes do país, o termo saúde foi praticamente
“extinto” das propostas pedagógicas mais recentes em educação física escolar no Brasil.
Configura-se, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), um sentido reconstruído do tema saúde, buscando superar o conceito sustentado apenas na perspectiva biológica e informativa. Os PCNs consideram os múltiplos enfoques e influências que, conjuntamente, determinam, explicam, caracterizam, problematizam, enfim, compõem o cenário da saúde; os aspectos socioeconômicos, culturais, afetivos e psicológicos. Neste contexto e inspirados pelo documento nacional sugerimos alguns temas específicos da área da educação física que possam