Resenha do filme epidemia
Em um breve espaço de tempo várias pessoas são contaminas pelo vírus, e então descobre-se que a maioria delas estiveram contato com o macaco. Após se obter essa informação, começa-se uma busca pelo macaco, para encontrar a cura para o vírus. Ao ser capturado, percebe-se que o animal é portador do vírus e que este sofreu mutações.
O vírus do filme tem características bastante semelhantes com o do vírus Ebola, que atingiu a população do Zaire, no mesmo ano que o filme é iniciado. Este apresenta características do nível de biossegurança IV, esta classificação de risco de um determinado microrganismo patogênico baseia-se em diversos critérios que orientam a avaliação de risco e está, principalmente orientada pelo potencial de risco que oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente. No nível o risco individual e para a comunidade é elevado, pois são microrganismos que representam sério risco para o homem e para os animais, sendo altamente patogênicos, de fácil propagação, não existindo medidas profiláticas ou terapêuticas.
Recomenda-se que os laboratórios de nível de Biossegurança 4, ou de contenção máxima, só funcionem sob o controle direto das autoridades sanitárias, além disso, dada a grande complexidade do trabalho, a equipe do laboratório deverá ter um treinamento