Neurolinguistica o Estimulo Essencial
RESUMO
Durante o período gestacional a mulher passa por diversas transformações tanto físicas quanto psicológicas. No puerpério essas alterações retornam ao seu estado pré-gravídico e nesta fase a mulher precisa de atendimento especializado. Neste sentido a enfermagem é de grande importância, visto que é um profissional com qualificação teórico ? pratica para prestar os cuidados necessários a uma boa evolução da puérpera. . O conteúdo deste artigo é resultante de pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar a importância da assistência de enfermagem no puerpério, observando de que maneira a mesma pode diminuir e/ou prevenir a incidência de intercorrências clínicas neste período, bem como ponderar de que forma essa assistência pode proporcionar uma melhor recuperação a estas mulheres.
Palavras chave: puerpério, assistência, intercorrências, cuidados, enfermagem.
¹Graduanda em Enfermagem pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). E-mail: crisiani_pretto@hotmail.com
²Enfermeira docente do curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Especialista em Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e Auditoria em Saúde Faculdade Estácio de Sá (RJ). E-mail: madalena@fasb.edu.br
INTRODUÇÃO
Durante a gravidez, a mulher passa por diversas transformações em todo em seu organismo. No puerpério, que é a fase pós parto, essas transformações regridem às condições pré-gravídicas, porém esta evolução difere de mlher para mulher.
De acordo com Barros (2006), este período se divide em três: puerpério imediato (inicia-se após a dequitação e se estende até o 10° dia do pós-parto), puerpério tardio ( do 11° ao 45° dia pós-parto) e puerpério remoto ( do 46° dia até a completa recuperação das alterações imprimidas pela gestação).
As principais mudanças ocorridas no organismo feminino no pós-parto podem ser listadas de seguinte forma: o útero irá diminuir de volume, a região do períneo ficará edemaciada e cianosada,