PCA - Cascalho
1. Proposição de medidas de controle e mitigação dos impactos ambientais 2
1.1 Medidas de controle da poluição das águas 2
1.2 Medidas para o sistema de controle de erosões 2
1.3 Medidas de controle da poluição atmosférica 3
1.4 Medidas de proteção da Flora e Fauna 4
1.5 Medidas de proteção da Saúde Humana 4
2. Plano de acompanhamento e monitoramento 5
3. Cronograma de execução 6
4. Conclusões e recomendações 6
1. Proposição de medidas de controle e mitigação dos impactos ambientais
Abordaremos a questão de programas de implantação das medidas de controle, minimização e/ou correção dos impactos ambientais negativos avaliados na fase do RCA, bem como as de recuperação das áreas degradadas que visão a preocupação maior de todos.
1.1 Medidas de controle da poluição das águas Quanto à poluição das águas provocada pela mineração, a maior parte é causada por poluição por lama. A poluição por compostos químicos solúveis, também existe e pode ser localmente grave, mas é mais restrita. O controle no caso de lama é termicamente simples, mas pode requerer investimentos consideráveis. O controle será feito através de barragens para contenção e sedimentação destas lamas. As barragens vai ser o investimento mais pesados em controle ambiental realizado pela empresa de mineração. Por outro lado, estas barragens servem também para recirculação de água e podem não ser considerados investimentos exclusivos de controle ambiental.
1.2 Medidas para o sistema de controle de erosões Na área da questão da lavra, só será retirado do solo a vegetação no local da lavra, ainda terá o controle de processos erosivos a montante e a jusante da área e medidas como envaletamento para controle de águas pluviais e a limpeza periódica desses sistemas. Ainda terá a retirada organizada do Solo orgânico e o acondicionar de forma correta para uso futuro nos processos de recuperação ambiental da área trabalhada. A lavra foi planejada no possível, de forma que vai permitir a