Desnutri O E Obesidade Na Europa
Estima-se que o número de pessoas obesas na Europa está a aumentar, aumentou 3 vezes desde a década de 1980, também em países com prevalência tradicionalmente baixa. Paralelamente vivemos mais do que nunca. E com a idade o risco de excesso de peso aumenta. Então, os europeus estão realmente a ficar mais gordos? Ou estamos apenas a envelhecer? Quão grande é realmente o problema de excesso de peso? A Organização Mundial de Saúde descobriu.
Organizando dados (por faixas etárias) de forma a serem comparativos
Comparar estudos sobre a prevalência de obesidade é notoriamente difícil, devido a variações na metodologia e população, bem como potenciais factores confundidores. Um dos factores a ter em conta para uma imagem mais precisa da magnitude do problema do excesso de peso e obesidade é o seu desenvolvimento, é que as populações estão a envelhecer. Os europeus vivem mais e as taxas de natalidade são baixas. Excesso de peso e obesidade são mais comuns em adultos mais velhos e, consequentemente, um maior número de adultos na terceira idade implica mais indivíduos com excesso de peso e obesidade na população.
Várias organizações, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a International Obesity Taskforce (IOTF) e Eurostat, o oficial determinador de dados estatísticos da EU, contêm uma base de dados acerca do excesso de peso e obesidade existente em países europeus. No entanto, nenhuma conclusão com base na totalidade desses dados foi elaborada anteriormente, principalmente devido à comparabilidade limitada. Mas, recentemente, a OMS Europa compilou, por idade, os dados disponíveis destas e outras organizações, bem como publicações científicas. Isso resultou num mapa de tendências da obesidade de 1981-2005 em adultos com idade entre 25-64 anos nos 53 países da OMS, da região da europeia.1 Os dados auto-reportados e medidos foram analisados separadamente para evitar conclusões erróneas.
Padrões comuns
A