Países socialistas
Eduardo S. Cardoso – nº 8 – 3º A
Profª Aparecida Tozetto
País: Coreia do Norte
Aspectos Políticos: Mantém, desde a separação da Coreia do Sul com a Guerra da Coreia, uma relação política extremamente fechada e isolada quanto ao resto do mundo, mantendo laços fortes com a então socialista Rússia e a China. Regida sobre uma forte ditadura autoritária – denominada pela ideologia Juche -, a Coreia do Norte é um estado unipartidário. O partido governante é a Frente Democrática de Reunificação da Pátria, uma coligação do Partido dos Trabalhadores da Coreia e outros dois partido menores, o Partido Social-Democrata da Coreia e o Partido Chondoista Chongu. Estes partidos nomeiam todos os candidatos para cargos e ocupam todos os assentos da Suprema Assembleia Popular. Outro aspecto referente à política nortecoreana é o seu exército, bem preparado e sbumisso ao ditador (atualmente, Kim-Jong-um).
Aspectos Econômicos: Possui uma economia industrializada, autárquica, e altamente centralizada. Dos cinco países comunistas restantes do mundo, a Coreia do Norte é um dos apenas dois (junto a Cuba) com uma economia inteiramente planejada pelo governo, e própria do Estado - alimentos, habitação, saúde e educação são oferecidos pelo Estado gratuitamente. A política de isolação da Coreia do Norte faz com que o comércio internacional seja muito restrito, dificultando um potencial significativo do crescimento da economia. No entanto, devido à sua localização estratégica no Leste da Ásia, conectado à quatro maiores economias e tendo uma mão-de-obra barata e jovem e qualificada, é esperado que a economia da Coreia do Norte cresca de 6 a 7% anualmente "como os certos incentivos e medidas de reforma".
Aspectos Sociais e Culturais: Apesar da repressão ditatorial do Estado sob o povo alienado, a cultura nortecoreana pode ser exemplificada pela literatura e as artes, que são controladas pelo Estado, sobretudo através do Departamento de Propaganda e Agitação ou