PAUSA
OBJETIVOS: Despertar o interesse pela leitura Contextualização e Intertextualização
COMPETÊNCIAS: Refletir sobre situações próximas da vida cotidiana Reconstruir a queatão e o assunto que desencadearam o debate Identificar e levar em conta o destinatário do texto Construção semântica do texto Troca de impressões entre a crônica “Pausa” e o filme “Doce Novembro” Avaliação crítica do texto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Ativação de Conhecimentos de Mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
Na condução da atividade a partir do texto “Pausa”, de Moacyr Scliar, nesse momento inicial, uma idéia que devemos retomar é que no processo de ativação de conhecimentos prévios utilizamos estruturas cognitivas. É importante, então, possibilitar ao aluno perceber os frames, esquemas, planos, scripts que o texto, com suas marcas, apresentam a ele, leitor. Assim, apresento um possível roteiro:
1.) Sem entregar o texto ao aluno, dizer a ele que a atividade na aula será a leitura de um texto cujo título será “PAUSA”.
2.) Em seguida, por meio de algumas perguntas,proporcionar a eles acionarem os conhecimentos associados. As perguntas seriam:
O que esperam ler num texto chamado “Pausa”?
Qual a possível forma desse texto: um conto, um poema, uma notícia de jornal, etc.?
O que a palavra pausa os faz lembrar?
Quando utilizamos essa palavra? Com que objetivo?
3.) É importante anotar na lousa o que os alunos disserem para, no decorrer da leitura, possibilitar a checagem das hipóteses.
Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
Nesse momento:
1.) Entregar o texto aos alunos, pedindo que façam uma leitura rápida do texto identificando palavras que não conhecem, coisas curiosas que o texto possa apresentar, o nome das personagens, o gênero do texto,