Estudo comparativo de Ginastica laboral e micro pausas
Cantele, C.N, Especialista em Fisioterapeuta do Trabalho e Ergonomia
RESUMO A fisioterapia do trabalho é uma especialidade da Fisioterapia, cujo objetivo é zelar pela saúde do trabalhador não se limitando apenas a curar uma patologia, mas sim a preveni-las. Este estudo teve como objetivo a realização de análises visando comparar as ferramentas da cinesioterapia laboral e micro pausas, utilizando uma amostra de funcionários do setor de grampeação de uma empresa moveleira da cidade de Erechim/RS. Esta amostra foi dividida em dois grupos, A e B, sendo que cada grupo utilizou um dos métodos. A pesquisa foi realizada no mês de abril de 2007, e os dados coletados por meio de questionário contendo perguntas abertas e fechadas, aplicado antes e após implementação das ferramentas, Através da análise dos dados contatou-se que ambos os métodos diminuíram o desconforto que os trabalhadores apresentavam, porém a cinesioterapia laboral demonstrou mais eficácia na maioria dos itens avaliados.
INTRODUÇÃO
Segundo a Cartilha do Trabalhador, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a ocorrência de Lesão por Esforço Repetitivo (LER)/Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho (DORT) vem se espalhando de maneira temerosa apesar de os novos casos ainda serem proporcionalmente pouco modificados. Atualmente, a expansão desta síndrome adquire as características de uma verdadeira epidemia, mesmo quando nos referimos apenas aos dados oficiais da Previdência Social, que incluem somente os trabalhadores do mercado formal com vinculo empregatício regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas1.
A fisioterapia tem papel significativo nesses casos, pois têm a possibilidade de atuar nos três níveis de saúde: promoção, prevenção e reabilitação. Dentro das ações da fisioterapia com foco preventivo a cinesioterapia laboral e a aplicação de pausas são ferramentas