Figuras De Notas E Pausas
Figuras
O som é representado graficamente por figuras de duração. As figuras positivas são aquelas que indicam som e as negativas as que indicam silêncio
(pausas). São Elas:
Valores Proporcionais
As figuras não tem valor fixo e sim proporcional, sendo que cada uma vale sempre a metade da sua anterior e o dobro da seguinte. Qualquer uma das figuras pode ser tomada como unidade de tempo ou pulsação, deduzindo-se os valores das demais, sempre com a proporção de metade da anterior e dobro da seguinte. Veja no quadro a seguir, tomando-se cada figura como unidade de tempo:
Por exemplo, uma mínima tem quatro colcheias ou a colcheia é 1/4 da mínima.
O Ritmo e Suas Propriedades
A duração do som e do silêncio é representada por figuras que fornecem o tempo exato de duração. Nesse momento, o som passa a ser organizado pelo ritmo, cujo conceito está subordinado ao movimento e à sua ordenação.
Pulso
É a regularidade de tempo, medido pelo tempo do relógio, sendo que cada pulsação é um tempo que deve manter sua regularidade.
Acento Métrico
É a acentuação periódica e regular dos pulsos
Desenho Rítmico
É a combinação de durações curtas e/ou longas, que faz, como o nome diz, o desenho rítmico da obra musical, com ou sem melodia.
Andamento
É a velocidade das pulsações, podendo-se acelerar ou retardar o tempo entre um pulso e outro, resultando em pulsações mais rápidas ou mais lentas:
Temos três níveis de andamentos: lentos, moderados e rápidos.
Para se indicar com precisão o andamento, utilizamos um aparelho chamado metrônomo, inventado pelo austríaco Johann Mäelzel no início do séc. XIX. Em sua forma primitiva, consta de um mecanismo baseado no relógio, acionado por um pêndulo. Através de uma tabela de números, de 40 a
208, gradua-se a velocidade que o pêndulo irá oscilar através de um peso corrediço. Os números referem-se a "batidas por minuto" (BPM). Assim, graduando-se o pêndulo em 60, por exemplo, teremos 60 batidas por minuto,
indicando