PAULO FREIRE
1. Comentem a seguinte fala de Paulo Freire - “não é possível a educadoras e educadores pensar apenas procedimentos didáticos e os conteúdos a serem ensinados aos grupos populares. os próprios conteúdos a serem ensinados não podem ser totalmente estranhos àquela cotidianidade. O que acontece, no meio popular, nas periferias das cidades, nos campos – trabalhadores urbanos e rurais reunindo-se para rezar ou para discutir seus direitos, nada pode escapar à curiosidade dos educadores”.
2. Para Freire, aprendendo a ouvir o educando é que se torna possível ao educador dialogar com este, pois, ouvindo-o, o educador aprende a falar com ele, evitando sobrepor o seu discurso em relação ao educando em vez de comunicar-se. A comunicação pede atenção no ato de ouvir. Nosso curso nos prepara para esse exercício junto as crianças, adolescentes, jovens e adultos?
O professor deve ser um facilitador do processo de ensino-aprendizagem junto ao aluno, em todo o contexto no qual ele está inserido, e estar em atualização continuada mediante as mudanças que ocorrem no mundo globalizado de hoje, direcionando suas práticas segundo a realidade em que atua, voltada aos interesses e às necessidades dos alunos, buscando novos caminhos para tornar o aprendizado um desafio estimulante para cada um. Assim sendo acredito que o Curso de Pedagogia deve cada vez mais nos incentivar a refletir sobre as necessidades de se construir uma prática educativa inovadora, pautada na construção e reflexão do conhecimento compartilhado. Mas, para que tais mudanças aconteçam é necessário que todos caminhem juntos, tendo a perspectiva praticada nas escolas de nossa sociedade, educando para um mundo mais igual e cumprindo assim o seu papel mais importante na educação.