Paulo Freire
Os textos foram escritos no decorrer de 1992 e discutidos em reuniões realizadas ora no Brasil, ora fora dele.
Sem a luta política, que é a luta pelo poder, essas condições necessárias não se criam. É preciso o envolvimento permanente no domínio político, refazendo sempre as estruturas sociais, econômicas, é ai que se dão as relações de poder e que geram as ideologias. Sem as condições necessárias à liberdade, sem a qual o ser humano se imobiliza, é privilégio da minoria dominante quando deve ser apanágio seu.
Enquanto condicionados nos veio sendo possível refletir criticamente sobre o próprio condicionamento e ir mais além dele, o que não seria possível no caso do determinismo. O ser determinado se acha fechado nos limites de sua determinação. A educação é prática indispensável aos seres humanos e deles específica na História como movimento, como luta.
A prática política que se funda na compreensão mecanicista da História, castra as mulheres e homens na sua capacidade de decidir, não tem força suficiente para mudar a natureza mesma da História.
Como processo de conhecimento, formação politica, manifestação ética, capacitação cientifica e técnica, a educação é prática indispensável aos seres humanos e deles específica na História como movimento, como luta.
EDUCAÇÃO PERMANENTE E AS CIDADES EDUCATIVAS
Quero dizer sobre o enunciado que, explícita a compreensão do mundo, a opção política, a posição pedagógica, a inteligência da vida na cidade, o sonho em torno desta vida, tudo isso grávida de preferências políticas, éticas, estéticas, urbanísticas e ecológicas de quem o faz.
Não há crescimento democrático fora da tolerância que, significando, substantivamente, a convivência entre dessemelhantes, não lhes nega contudo o direito de brigar por seus sonhos.
Salienta François Jacob, nós somos seres “programados mais para aprender”.
Nesse sentido, aprender e ensinar, já que um implica o outro sem que jamais um prescinda normalmente do