teste
Finalidade e Indicações: O TADIM – 2 foi elaborado com a finalidade de investigar, avaliar e mensurar a Atenção Difusa de motoristas. Pode ser aplicado desde sujeitos alfabetizados até sujeitos com nível superior de instrução, com a faixa etária mínima de 18 anos completos até 59 anos completos.
Pode ser utilizado na avaliação psicológica no trânsito, abrangendo candidatos à obtenção da C. N. H. (Carteira Nacional de Habilitação), motoristas que estão mudando de categoria, bem como aqueles que estão renovando os exames.
Tempo de aplicação: é de 4 minutos.
Aplicação: Individual e coletiva
PRECISÃO
Para a padronização do TADIM -2 foi utilizada o método das formas paralelas, sendo que cada participante foi submetida à avaliação concomitante, mas não necessariamente sequencial para evitar o efeito aprendizagem no TADIM, o que permitiu dentre outros estudos estatísticos descritivo, uma análise do grau de correlação entre outros testes.
O coeficiente de correlação de Person para representar o coeficiente de fidedignidade os testes TADIM e TADIM-2 foi de 0,74, o que é estatisticamente significativo como demonstração de fidedignidade suficiente para TADIM - 2. Este valor é estatisticamente significante ao nível de 0,01.
A AVALIAÇÃO
A avaliação dos testes TADIM e TADIM - 2 fornece os seguintes resultados:
Resultado Bruto: é o número da última imagem (placa, losango, etc.) que o candidato conseguiu atingir e que foi marcada com um círculo.
Omissões na sequência: É a quantidade de imagens que foram omitidas durante a marcação da sequência.
Pontos: Corresponde à subtração das omissões do resultado bruto.
De modo geral, a sequência é respeitada pelo candidato.
Para avaliar, deverá ser anotado o número da última imagem que o candidato conseguiu atingir. Por exemplo: O círculo (último círculo no caso dos testes TEDIF) foi feito na placa 33 e este deverá ser o resultado bruto que o candidato obteve.
Caso não tenha ocorrido nenhuma