Paulo Freire Parte Escrita
JACQUELINE ANASTÁCIA
LAÍS CAROLINE MIRANDA
LARA MORAIS
PAULA CAROLINE PASSOS
Didática I
Paulo Freire
CONSELHEIRO LAFAIETE
2015
DANIELA LOSCHI
JACQUELINE ANASTÁCIA
LAÍS CAROLINE MIRANDA
LARA MORAIS
PAULA CAROLINE PASSOS
Didática I
Paulo Freire
Relatório apresentado à Profª Me Flávia Dornelas, Disciplina Didática I, como requisito parcial para aprovação.
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a educação humanista e conscientizadora de Paulo Freire - uma proposta não escolar que pretendeu alfabetizar e, ao mesmo tempo, conscientizar/politizar os homens pelo diálogo, algo parecido com a maiêutica socrática. Também mostrao sua história como educador, influências construtivas e libertárias através de suas principais obras.
1. Paulo Freire, um educador conscientizador
1.2. Biografia
Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco.
Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.
O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.
A