Paulo freire, dermeval saviani e rubem alves
Paulo Freire foi o mais celebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire o objetivo maior da educação e conscientizar o aluno, isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade leva-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria situação.
Freire propôs uma prática de sala de aula em que os alunos pudessem desenvolver suas criticas, ele era contra a maneira de ensino que a maioria das escolas oferecia (as escolas da classe dominante), que ele qualificou de educação bancária. Para Paulo nela o educador age com quem deposita conhecimento num aluno receptivo. Para ele trata-se de uma escola alunante, mas não menos ideologizada do que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos, ele também dizia que enquanto a escola conservadora procurar acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquieta-los.
O método Paulo Freire não visa apenas tonar mais rápida e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a ‘’ler o mundo’’ na expressão famosa do educador ‘’ trata-se de aprender a ler a realidade (conhece-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformadora)’’, dizia Freire. A alfabetização e para o educador um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de ‘’cultura do silêncio e transformar a realidade’’ como sujeita da própria história
Uma das ideias de Paulo Freire e de que tudo está em permanente transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano com ‘’histórico e inacabável’’ e consequentemente sempre pronto a aprender.
Em sua teoria o educador distingue três etapas para a aprendizagem. A primeira é aquece que o educador pega no cotidiano, a altura da criança e trás para dentro da sala de aula. O segundo é o da