Obesidade
A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais. A síndrome X é consequência da obesidade.
Esta síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas,como resistência a insulina,hipertensão,dislipidemia. Os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade tem sido relacionado com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário.
Epidemia Mundial
A prevalência mundial da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas ultimas décadas, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial. Este fato é bastante preocupante, pois a associação da obesidade com alterações metabólicas que eram mais evidentes em adultos; no entanto hoje já podem ser observadas frequentemente na faixa etária mais jovem. No Brasil, nas ultimas décadas houve uma redução da prevalência da desnutrição infantil (de 19,8% para 7,6%) e um aumento na prevalência de obesidade em adultos (de 5.7% para 9,6%).
Estudos realizados em algumas cidades brasileiras mostram que o sobrepeso e a obesidade já atingem 30% ou mais das crianças e adolescentes.
Vários fatores são importantes na gênese da obesidade, como os genéticos, os fisiológicos e os metabólicos; no entanto, os que poderiam explicar este crescente aumento do numero de indivíduos obesos parecem estar mais relacionados às mudanças no estilo de vida e aos hábitos alimentares.
O aumento no consumo de alimentos ricos em açucares e gordura, com alta densidade energética diminuição da prática de exercícios físicos. A obesidade infantil foi inversamente relacionada com a prática da atividade física sistemática, com a presença da TV, computador e videogame nas residências, além do baixo consumo de verduras, confirmando a influência do meio. Outro achado importante foi o fato da criança estudar em escola em escola privada e ser unigênita, como os principais fatores preditivos na determinação