paulista
História
A Avenida Paulista é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo. Estão localizadas no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade. A avenida foi criada no final do século XIX, a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próximas às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizada e totalmente ocupada. A Avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro. As novas ruas seguiam projetos desenvolvidos por engenheiros renomados, e nas áreas mais próximas à avenida e a seu parque central os terrenos eram naturalmente mais caros que nas áreas mais afastadas; não havia apenas residências de maior porte, mas também habitações populares, casebres e até mesmo cocheiras em toda a região circundante. Seu nome seria Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima declarou: “Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas”.
Atual Uso
Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais. Movimentam-se diariamente pela Avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela. Com 200 mil moradores, se a avenida fosse uma cidade, estariam entre as 150 maiores do Brasil.
A Avenida Paulista é um lugar com muitas manifestações, celebrações, diversão, atrações, shows, etc. A Avenida Paulista é uma iniciativa do Fórum de Debates, criado em julho com a proposta de discutir e propor soluções que levem à prevenção de acidentes no trânsito no coração