Paul singer - cap. i
Em 1940, a Austria anexada a Alemanha com a perseguição aos judeus, sua família resolveu emigrar-se ao Brasil, radicou-se ao Brasil, onde já tinha alguns parentes estabelecidos em São Paulo.
Em 1951 formou-se em eletrotécnica no ensino Médio da escola Getúlio Vargas em São Paulo, exercendo sua profissão apenas em 1952 e 1956.
Filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos aem São Paulo, militando no movimento sindical. Como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve dos 300 mil, que paralisou a indústria Paulista por mais de um mês, isso em 1953.
Obteve cidadania em 1954.
Estudou economia na Universidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que desenvolvia atividade político-partidária, no PSB. Foi graduado em 1959, no mesmo ano participou da fundação da POLOP.
Em 1960, iniciou sua atividade docente na USP, como professor assistente. Em 1966, obteve o grau de doutor em sociologia com um estudo sobre desenvolvimento econômico e seus desdobramentos territoriais.
A tese deu-se origem ao livro “ Desenvolvimento Economico e Evolução Urbana.
Entre 1966 e 1967, estudou Demografia em Princeton , nos Estados Unidos.
Em 1968 apresentou sua tese de livre docência, “Dinamica populacional e Desenvolvimento “ mesmo ano que tem seus direitos políticos cassados pelo AI-5 e ser aposentado compulsoriamente, em razão de seus atividades políticas.
Nessa época, com alguns outros professores expulsos da universidade ou simplesmente discordantes do regime, como Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, participa da fundação do CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que se constituiu em importante núcleo da intelligentsia brasileira de oposição à ditadura militar, então vigente no país. Atuou no Cebrap até 1988, quando foi Secretário Municipal de