Paul Renner
Otl Aicher,Typographie, 1988.
Paul Renner é um Tipógrafo Alemão, foi artista, formador e autor de um Manual tipográfico. Paul Renner estudou Arquitetura e Arte em Berlin, München (Debschitz-Schule) e Karlsruhe. Em 1910 associou-se ao Deutscher Werkbund. A fonte Futura fez o seu nome internacionalmente conhecido
Paul Renner fale um pouco de si? Atualmente moro em Alemanha, onde sou tipógrafo. Estudei Arquitetura e Arte em Berlim. Em 1910 associei-me ao Deutcer Werkbund. Foi através do conhecimento do editor Georg Müller, Renner que fui introduzido (em 1907) no mundo das artes gráficas. Comecei a fazer a composição tipográfica e artística dos livros deste editor.
Quando é que começas-te a te interessar pela Tipografia e a criar fontes? Foi um começo difícil? Já andava na Faculdade quando o meu interesse pela tipografia despertou.
Foi para mim uma descoberta de vários tipos de letra, parágrafos diferentes, etc. Foi uma visão muito importante para mim enquanto designer. Acho que quando começamos a gostar de formas de letras vamos sendo seduzidos pela sua beleza e história e vamos tomando cada vez mais cuidado com a composição Tipográfica e dedicamos mais atenção a alguns detalhes e à sua adequação. Não penso que tenha sido difícil começar. A parte difícil veio quando decidi criar uma família Tipográfica. O trabalho parecia interminável.
Conta só um pouco do teu processo de trabalho quando desenhas uma fonte. Depende da fonte. Normalmente, experimento umas ideias antes num papel e só depois começo a trabalhar. A