Patrocinio
Financiamento (por parte de pessoa ou organismo) de uma empresa, de uma instituição, de uma associação, de uma obra, de um empreendimento cultural, científico, etc, com fins publicitários ou para obter benefícios fiscais.
Classificação do Patrocínio
O patrocínio pode ser considerado como uma variável de comunicação cujo objetivo é a transmissão do nome e da imagem da empresa, dos seus produtos / serviços, através da sua associação a eventos, entidades desportivas ou culturais. Podemos classificar o patrocínio em:
Patrocínio institucional
Este tipo de patrocínio é utilizado pelas organizações de forma a fortalecer a sua imagem e notoriedade através de um acontecimento, pessoa ou causa apoiada. Pode ter duas vertentes: comunicação interna (cultura da empresa e espírito de equipe) ou comunicação externa (empresa enquanto entidade social)
Patrocínio promocional
Neste patrocínio, o objetivo da empresa é a promoção da marca e dos seus produtos/serviços através do apoio financeiro/material a um acontecimento desportivo ou cultural com a finalidade de retirar benefícios em termos de vendas
Estrutura de uma ação de patrocínio
O aumento da competitividade e exigibilidade do mercado obrigam a um planejamento das ações a tomar numa campanha de comunicação. Neste sentido, qualquer ação de patrocínio a realizar deve ser precedida de um plano estratégico rigoroso, de forma a poder antever, acompanhar e avaliar a ação de patrocínio. Na estrutura do plano devemos considerar:
O triângulo do patrocínio
A coerência é um fator chave na decisão de patrocinar um evento ou entidade devido à imagem projetada, será a imagem associada pelo público à empresa patrocinadora.
Patrocinador: a estratégia de comunicação deve estar bem delineada