Patrimônio cultural
A globalização decorrente de um processo muito antigo, partindo do pressuposto da mundialização do espaço geográfico, contribuiu para a contínua disseminação de uma cultura mundial transfronteiras, e como essa cultura fortemente agregada ao mercado tornou-se geradora de uma sociedade de consumo de massa.
Vagarosamente, as inovações tecnológicas engendradas pela Revolução Industrial, sobretudo nos setores de transportes, comunicações e atualmente no meio técnico-científico informacional, foram apropriadas para o aprimoramento desse consumo desenfreado. Todo esse processo teve seu clímax após a II Guerra Mundial, acelerando-se na década de 1970, dando um salto elevado nas décadas de 1980 e 1990. a revolução industrial provocou profundas alterações na sociedade, a revolução tecnológica também, como descentralização da economia, alteração das práticas culturais, redefinição do trabalho e democratização da informação. De fato a tecnologia é o grande agente de transformações e o principal fator responsável pela criação de novas linguagens, tem contribuído para mudar o ambiente natural, os padrões de trabalho, lazer e consumo, afetando a consciência do homem moderno, impondo sua presença nas mais diversas atividades.
É nesse cenário sócio econômico e político mundial que o turismo de massa emerge como um dos segmentos mais rentáveis da economia